Muitas construções, reformas e ampliações não atendem as exigências do Código de obras e da Lei de parcelamento, Uso e Ocupação do solo, no que se refere as dimensões mínimas dos espaços livres, recuos e taxa de ocupação máxima.
No capítulo XIII da lei 2.932, publicada em 11 de janeiro de 2019, consta que as obras irregulares sofrerão multas anuais até que estejam de acordo com a lei.
As obras irregulares que atendem ou não a legislação, poderão ser legalizadas em um prazo de até 360 dias a partir da data de publicação da lei.
Tem como objetivo tirar a edificação da situação irregular, como saber se o edifício está irregular, exemplos:
A edificação foi iniciada ou finalizada sem um projeto aprovado conforme o código de obras do município.
Foi mudado o projeto da edificação durante a execução da obra e não foi apresentado ao órgão responsável do município, para a aprovação do mesmo.
A edificação passou por reformas com alteração de área construída (ampliação ou demolição) e não foi feito pedido de reforma (ampliação ou demolição).
Foi alterado a classe de atividade do edifício e não foi feito pedido ao órgão responsavel.
Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (A. V. C. B.)
Documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) certificando que, durante a vistoria, a edificação possuía as condições de segurança contra incêndio (É um conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas para garantir a edificação um nível ótimo de proteção no segmento de segurança contra incêndios e pânico.), previstas pela legislação e constantes no processo, estabelecendo um período de revalidação.
Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (C.L.C.B.)
Documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP), certificando que a edificação foi enquadrada como sendo de baixo potencial de risco à vida ou ao patrimônio e concluiu com êxito o processo de segurança contra incêndio para regularização junto ao Corpo de Bombeiros.
O CLCB possui a mesma eficácia do AVCB - CLCB para fins de comprovação de regularização da edificação perante outros órgãos.
Projeto Civil
Desenvolvimento das ideias do cliente (reforma ou construção). Onde seguimos o a ideia do cliente para sua construção atendendo as normas e posturas municipais, para aprovação junto ao órgão competente.
Etapas:
Levantamento de necessidades do cliente;
Anteprojeto, Croqui, projeto para aprovação do cliente;
Projeto legal, projeto para aprovação na prefeitura;
Projeto executivo, nesta etapa o cliente terá seu projeto legal detalhado, consta planta, cortes, fachada e cobertura (planta telhado), especificações de medidas, esquadrias e áreas.
Opcionais
Projeto Estrutural
Projeto Hidráulico
Projeto Rede de Gás
Projeto Elétrico
Planilha de orçamento dos projetos baseando na tabela pini vigente
Planilha de quantitativo e material para cotação feita pelo cliente
Projeto Estrututal
Toda construção necessita de sustentação e segurança, e o projeto estrutural traz a segurança e sustentação.
Etapas:
Escolha do Sistema Estrutural, concreto, metálica, madeira ou alvenaria estrutural;
Definição de posição: definir locação e dimensão de pilares, vigas entre outros elementos;
Calculo;
Detalhamento, dos elementos estruturais.
Projeto Hidraúlico
O projeto hidráulico (agua fria, agua quente, esgoto, pluvial, sistema de reuso de agua) trata da indicação de posição das tubulações, e o diâmetro das tubulações, caixas de inspeção e outros componentes do sistema hidráulico, seguindo as normas, é sempre bom saber onde passa tubulações de agua.
Etapas:
Definição dos Sistemas de agua, (agua fria, agua quente, esgoto, pluvial, sistema de reuso de agua);
Dimensionamento: dimensionamento dos reservatórios, tubulações, caixas de passagem e inspeção e demais elementos;
Detalhamento, dos sistemas;
Projeto de rede de gás
O projeto de rede de gás detalha o sistema para utilização direta do gás em cozinhas e ou para o aquecimento de água em edificações residenciais, comerciais e industriais. Saber onde passa a rede de gás evita acidentes futuros.
Etapas:
Visita ao local: Análise do local da instalação;
Verificação: disponibilidade de gás encanado para a região;
Dimensionamento: da tubulação, definição dos pontos de medição e consumo, e as válvula de bloqueio manual necessárias para que a manutenção da rede seja realizada com segurança;
Elaboração: projeto com o detalhamento da rede.
Projeto elétrico
O projeto elétrico nada mais é do que a descrição detalhada de toda instalação elétrica, adequando a necessidade do cliente com as normas vigentes.
Qual o objetivo principal de se contratar um projeto elétrico?
É ter uma instalação elétrica confiável, e assim minimizar os riscos de acidentes com eletricidade e danos a equipamentos, além de se obter o melhor resultado com um menor consumo, sem causar prejuízo ao conforto e lazer.
O projeto elétrico contempla a localização dos pontos de utilização da energia elétrica, comandos, trajeto dos condutores e eletrodutos, divisão dos circuitos, dimensionamento das seções dos condutores, dispositivos de manobra, cálculos da carga de cada circuito e carga total, alimentador geral e sua proteção.
Etapas:
Definição das tomadas por ambiente e dimensionamento das correntes conforme norma;
Dimensionamento das lâmpadas e posicionamento das luminárias;
Distribuição dos circuitos de tomadas e iluminação;
Dimensionamento e definição do trajeto dos condutores dos circuitos parciais e seus dispositivos de proteção (disjuntores);
Dimensionamento de quadros de distribuição;
Dimensionamento do alimentador geral e seu elemento de proteção;
Determinação do padrão de entrada de energia (tipo de caixa de entrada e poste de concreto).